Municípios recebem repasse de R$ 2 Bi nesta quinta-feira (28)


Mobilização pelo aporte financeiro começou na Bahia. Prefeituras esperam a verba para fechar as contas do ano

A Medida Provisória do Auxílio Financeiro aos Municípios (AFM) referente ao repasse emergencial de R$ 2 bilhões para as prefeituras de todo Brasil será publicada ainda nesta quarta-feira, 27, em sessão extraordinária, afirmou o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, em reunião na Presidência da República.

O aporte financeiro é uma reivindicação dos prefeitos que iniciou com mobilizações na Bahia, pela União dos Municípios da Bahia (UPB), seguidas por movimentos estaduais e um grande protesto dos municípios em Brasília, no mês de novembro.

Presente em todas as mobilizações o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, que acompanhou as pautas municipalistas, em Brasília, nas últimas semanas, reforça a importância da união. “Essa luta começou aqui na Bahia e se tornou o maior movimento da historia dos prefeitos no Estado. Depois, ganhou o cenário nacional junto com outros estados. Os municípios entenderam que juntos podem fazer a diferença e cobrar do governo federal”, explica Eures Ribeiro.

O ministro, Carlos Marun, informou que o pagamento do auxílio as prefeituras deve ocorrer nesta quinta-feira, 28 de dezembro. Eures defende que o cumprimento do compromisso assumido pelo governo federal é de extrema importância para saúde financeira das prefeituras ainda neste final de ano. “O Brasil passa por uma profunda crise econômica, que reflete nos municípios. O que buscamos é uma reposição das quedas de receitas. Esse apoio financeiro ajudará os municípios a fechar as contas, como pagamento a servidores e fornecedores”, reforça Eures.